CASA NA PRAIA OU NAS MONTANHAS; ONDE É MELHOR TER UMA PRA PASSAR FÉRIAS
Onde é o melhor lugar para passar as férias: no calor das praias brasileiras ou no frio gelado das cidades serranas. Casa na praia ou na serra, onde é melhor ter uma casa de férias
Moro num país tropical onde o sol é um dos principais destaques, sol e calor sugerem a praia. As praias do vasto litoral brasileiro são extremamente populares no verão, o que reflete o gosto dos brasileiros por apartamentos e casas de veraneio nas cidades litorâneas brasileiras.
Se o Brasil é rico em praias, também está cheio de oportunidades nas montanhas não decepciona, principalmente no sul e sudeste onde existem várias cidades de montanha que aproveitam o clima de inverno para atrair visitantes esporádicos e outros visitantes muito mais fiéis. Assim, a proporção seria verão na praia e inverno nas montanhas.
Casa na praia ou na serra?
Para quem vai com frequência, a melhor alternativa é comprar uma casa ou apartamento ao invés de alugar sempre, afinal tanto na praia quanto na alta temporada na serra o preço de um jornal diário é salgado. Mas a questão é: quando vale a pena ter uma casa de férias? Aqui estão algumas dicas úteis:
Quando sobrava dinheiro. Nem todo mundo tem dinheiro suficiente para comprar uma casa de praia. Uma casa de férias não é o mesmo que uma casa de cidade, onde as pessoas financiam o quanto quiserem e se esforçam para mantê-la.
Quando o uso é intenso. Tem que aproveitar porque para visitas esporádicas é melhor alugar, afinal uma casa na praia ou na serra tem custos de manutenção, limpeza, impostos e outros, por isso é necessário justificar a sua existência. Se for cultura para isso. Não pode ser baseado em apenas um pico ou estação. Tem gente que visita Campos do Jordão em SP, Gramado no RS e outras cidades típicas do inverno porque gostam e fazem sempre que possível. Mas esse momento de satisfação é uma cultura. Penso que nestes casos se justifica investir numa casa de férias e ter em conta os outros aspetos acima referidos.
Casa na Praia
Para quem deseja uma casa na praia, seguem algumas dicas com alguns pontos a serem considerados na hora de decidir comprar um imóvel próximo ao mar.
1. Lugares populares ou mais reservados
Uma das primeiras coisas a considerar é se você está procurando uma casa em uma cidade litorânea e principalmente nos locais mais populares, ou se prefere uma praia mais reservada ou talvez até mesmo fora da cidade. Esse fator é extremamente importante porque, dependendo do local escolhido, tem grande impacto no acesso a pontos comerciais, ruídos, privacidade e serviços públicos como esgoto, entre outros. Esta é uma decisão muito importante.
2. Pé na areia ou mais afastado
O outro aspecto a se considerar é se você pretende ter uma casa no estilo pé na areia, já que são mais conhecidas as propriedades que praticamente ficam de frente para o mar. Em alguns casos, as pessoas optam por comprar imóveis no litoral, mas não necessariamente com vista para o mar, talvez até por questões de custo, pois quanto mais próximo da praia, mais caro tende a ser.
3. Casa ou apartamento
Finalmente, outro fator muito importante é saber se a melhor opção é uma casa ou um apartamento. Nas cidades litorâneas há muitos apartamentos à venda e às vezes não há tantas opções de casas, principalmente perto da praia. Então, se a opção é justamente o chamado pé na areia, talvez a melhor alternativa seja um apartamento. A casa pode sim aplicar-se a um local um pouco mais distante ou mesmo fora das cidades.
Casa na serra
Se houver oportunidade de comprar uma casa de férias na serra, que é uma excelente alternativa, seguem abaixo algumas dicas que podem ser úteis para quem o pretender.
1. Casa tradicional ou chalé de madeira
Quando se fala em serra, uma das primeiras coisas que vem à mente é um chalé de madeira de estilo rústico que combina com a frieza tradicional desses lugares. Mas nem todas as pessoas gostam desse tipo de construção, então o primeiro ponto a considerar é se você quer uma casa tradicional de tijolos ou prefere um chalé de madeira, que na verdade é muito mais charmoso e combina muito bem com o estilo serrano.
2. Perto da cidade ou mais longe
A localização da propriedade também é importante, pois você pode ter uma casa nas montanhas perto da cidade ou mesmo em pequenas cidades. No entanto, você também pode ter a opção de comprar uma fazenda ou propriedade em um local muito mais isolado e com muito mais privacidade. Esta é uma opção que pode variar de pessoa para pessoa, mas é fácil encontrar propriedades tanto perto de cidades como mais longe, bem como em pequenas cidades em algumas áreas montanhosas.
3. Que regiões montanhosas temos aqui no Brasil?
Para quem está localizado na região sudeste do Brasil, a Serra da Mantiqueira é sem dúvida a melhor opção, que inclui os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nesta serra encontramos vários povoados e muitas opções de casas e terrenos em altitudes muito elevadas. Para quem fica na região sul do Brasil, as montanhas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que por sinal também oferecem excelentes alternativas em termos de cidades e alguns lugares lindos e muito frios.
Além de Nessas duas regiões características, há muitos pontos no estado de Minas Gerais que é bastante montanhoso, principalmente na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, onde também há uma boa serra e um local adequado para se ter uma casa de férias na montanhas.
Conclusão
Depois de muitos anos acreditando que a praia era a minha praia, descobri que passar uma semana sob o frio intenso de Campos do Jordão é muito mais interessante do que o calor intenso de Ubatuba, Guarujá ou Praia Grande. A montanha é mais excitante, elegante e muito mais aconchegante.
Minha opção pela montanha tornou-se absolutamente superior à praia. Embora eu entenda que há boas praias e que passar uns dias à beira-mar pode ser bom, na prática não troco o friozinho da serra pelo calor escaldante do mar.
Depois Depois de chegar conhecer as montanhas de Santa Catarina Fiquei ainda mais interessado no estilo de vida da montanha e apesar de ter ficado alguns dias lá tive a sensação e vontade de voltar para aprender mais e ver esta montanha tão linda explorar.